sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O Pistoleiro - Torre Negra 1

"O homem de negro fugiu pelo deserto e o pistoleiro foi no seu encalço."

Assim começa a aventura de Roland Deschain, o último pistoleiro, num mundo que avançou. Por muitos considerada a obra maior de Stephen King, a saga da Torre Negra demorou 20 anos para ser escrita (e esta fãs de GRRM?!) com mais de 30 milhões de livros vendidos, é uma das series mais famosas do fantástico, que finalmente chegou a Portugal.

No primeiro volume desta saga épica o pistoleiro persegue o homem de negro, uma figura misteriosa de que pouco sabemos, apenas que Roland o tem que alcançar, e consequentemente chegar à Torre Negra. Adoro o facto de não sabermos praticamente nenhuma das motivações de Roland no início, porque persegue ele o homem de negro? Porque quer tão desesperadamente alcançar a Torre Negra? Quem é Roland? Quem é o homem de negro? E que mundo é esse em que o pistoleiro habita?
Ao longo do primeiro volume vamos tendo alguns vislumbres de respostas a essas questões, para outras logo de seguida se levantarem, o que só trás mais mistério e interesse em virar só mais uma página. Além de nos mergulhar directamente na acção, seguindo a máxima "mostra, não digas".

O mundo do pistoleiro, embora com várias parecenças com o nosso, é algo diferente, como tantas vezes nos aparece é um mundo que avançou. Todo este mistério adensa-se quando Roland conhece um rapaz, ao que tudo indica, de Nova Iorque, levantando assim a possibilidade de outros mundos existirem.

Como inspirações para o livro são referidas um poema de Robert Browning Childe Roland to the Dark Tower Came, bem como as lendas arturianas e a Terra Média, o mundo criado por Tolkien. Mas a inspiração mais óbvia é a do pistoleiro em si. Inspirado em Clint Eastwood no Bom, Mau e o Vilão, Roland é um herói solitário que perdeu tudo, um pistoleiro exímio que consegue arrancar as asas de uma mosca, que vive em constante luta com fantasmas do passado, e parte numa missão de busca e redenção.

Se Roland é um personagem fulcral neste primeiro volume, não podemos esquecer o mítico homem de negro. Pouco se sabe dele, apenas que possuí poderes estranhos e perigosos, e que pode dar as respostas que o pistoleiro tanto quer.


O Pistoleiro é o primeiro volume da Torre Negra, com o segundo a chegar em Janeiro do próximo ano (não tenho certeza quanto a esta informação, mas penso que foi a data que vi algures na net). Recomendo absolutamente! É um leitura rápida, um misto de fantasia, sci-fi e terror, com um personagem cativante, um antagonista ainda mais cativante, com mundos alternativos estranhos, e a porta para uma das melhores sagas de fantasia.

3 comentários:

  1. Ois ;)

    Não atino com este escritor ainda assim quero ler mais livros dele e em especial esta serie que muita gente gosta, mas vou ser sincero depois do que se passou com a serie A Roda do Tempo que series publicadas pela Berthand só quando estiver tudo cá fora ;)

    Ainda assim o teu comentário só me deixa mais curioso e com vontade de começar a ler, mas tenho que ser paciente que por vezes compensa :D

    Abraço e bom post...boas leituras e boas festas já agora :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Fiacha!

    Sim é bem verdade que com a Bertrand é preciso ter cuidado, series longas não é muito com eles não. Ainda assim King terá uma base de leitores maiores que Jordan por cá, penso que vai ser toda editada.

    Por vezes King é maçudo, noutras é brilhante. Pena o The Stand não estar publicado por cá ainda, é o melhor livro do autor e um dos meus favoritos. Acho que podes experimentar o Pistoleiro sem reservas, é pequeno lê-se rápido e se não gostares é menos uma serie a tirar trocos do bolso ;)

    Obrigado Fiacha, boas festas e felicidades para ti e para os teus

    ResponderEliminar
  3. Viva,

    A ver se publicam mais dois ou assim e ai sim começo a ler.

    E sem duvida volta e meia o escritor é muito descritivo, provavelmente não tive sorte com os livros, a ver se leio o Insónia ;)

    Abraço ;)

    ResponderEliminar