terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Top livros 2013

O ano está chegar ao fim, é uma altura de reflexão em que se revê o ano que passou. É também a minha altura favorita do ano em termos de livros, filmes e afins. É altura em que a Internet é inundada de listas e mais listas do que foi melhor durante o ano. E eu adoro listas! Nada melhor para se descobrir um novo livro, ouvir um álbum desconhecido, ou ver aquele filme que nos passou completamente ao lado. Aqui fica o meu modesto contributo para a listopia da Internet.

A lista não se cinge a livros editados no ano 2013, mas sim a livros que li durante este ano e que ficaram no meu top de leituras.

1-Black Prism de Brent Weeks

Simplesmente fantástico! O meu livro favorito do ano, e um dos melhores livros de fantasia que tive o prazer de ler. Primeiro livro de uma trilogia, Black Prism é complexo, cheio de reviravoltas, e impiedoso com o leitor dando verdadeiros "murros no estômago". Basta para isso dizer que numa das revelações mais bombásticas fechei o livro, e durante dois minutos chamei nomes feios a Weeks. Espero mesmo que algum dia chegue ao mercado português, é genial.




2- Prince of Thorns de Mark Lawrence

Bem-vindos ao interior da cabeça de uma das personagens mais sádicas e megalómanas da fantasia! Jorg Ancrath é cruel, mentiroso, desonesto, sádico. Jorg Ancrath é espetacular! Uma lufada de ar fresco para quem está cansado do herói bondoso e altruísta que vence sempre no fim. Neste primeiro volume da trilogia (que já está terminada Lawrence não brinca) conhecemos Jorg e o mundo que habita, uma espécie de futuro em que uma guerra passada devastou o mundo mergulhando-o de volta à idade das trevas. Bem escrito e divertido este livro tem tudo. É fantástico ver as personagens encontrar uma tecnologia passada perdida e tentarem adivinhar o que se trata ou julgar que é alguma magia negra. Mais uma vez esperemos que seja publicado por cá.


3- O Exorcista de William Peter Blatty

Crítica aqui no blog alguns posts atrás, não me vou alongar muito mais. É um livro com uma escrita tão bem elaborada, com uma história assustadora sim, mas vale tão mais que isso. Talvez a maior surpresa do ano nas minhas leituras, não estava nada à espera de ser arrebatado desta maneira. Hey e é uma pechincha comprem!






4- Ready Player One de Ernest Cline

O paraíso de qualquer geek, principalmente para os que cresceram nos anos 80 e 90. A crítica está no primeiro post do blog. Como se debruça sobre a cultura pop dos EUA na altura, dificilmente será traduzido para português.







5- Aprendiz de Assassino de Robin Hobb

O meu primeiro contacto com esta saga deu-se apenas este ano, e como todos os que já leram fiquei rendido a Fitz e às suas desventuras. É um livro maduro, uma história cheia de emoção e um grande livro de fantasia. Dispensa apresentações, e brevemente terminarei a primeira trilogia, nessa altura direi mais qualquer coisa.







6- O Hobbit de J.R.R. Tolkien

Dispensa apresentações. A espécie de prequela  do Senhor dos Anéis. Era uma falha minha nunca ter lido este livro sendo eu um enorme fã de Tolkien ( Senhor dos Anéis e O Silmarillion são os meus livros favoritos de fantasia de sempre, e que me introduziram no género era eu um menino). Com um tom diferente que a obra maior de Tolkien, afinal O Hobbit é um livro para um publico mais jovem, não deixa de ter aquela magia que só Tolkien consegue imprimir nas palavras. Ainda hoje face a grandes autores, arrepio-me quando penso no génio de este senhor ao criar tudo o que criou. Mágico!



7- O Pistoleiro de Stephen King

O início de uma das maiores aventuras da fantasia, muitas vezes comparadas a grandes obras como a de Tolkien, O Pistoleiro é um misto de fantasia, FC e horror. Roland é uma personagem cheia de mistérios, e o antagonista, o homem de negro, é neste livro um dos aspectos maiores, com todo o misticismo à sua volta. Uma grande leitura, em português, e que vale a pena apoiar! Não queremos que aconteça o mesmo que aconteceu a outra serie publicada pela Bertrand pois não?!





 8- Consider Phlebas de Iain M. Banks

O primeiro livro no Universo de Culture. Ficção Científica de qualidade, grandes conceitos e imaginação, e que levanta questões sociais e ideológicas bastante interessantes. Já faz falta ao mercado português ver mais FC de qualidade, pode ser que 2014 seja o ano.







9- Red Shirts de John Scalzi

Com um conceito completamente "louco" Red Shirts é um livro hilariante. Num universo bastante parecido ao de Star Trek, um dos tripulantes da nave espacial Intrepid começa a questionar o porquê de sempre que uma away team é realizada um dos soldados mais rasos, os red shirts ser morto, e nunca nenhum dos oficiais sofrer o mesmo destino. No meio de universos alternativos e questões metafísicas temos um livro bem engraçado.





10- Bitter Seeds de Ian Tregillis

Aqui está um livro que podia ver a luz aqui por terras lusas. A premissa é simples, um cientista louco nazi desenvolve um programa de treino de super soldados. Os poderes vão desde voar, a lançar bolas de fogo, ou a premonição. Face a esta nova ameaça com o que é que os aliados respondem? Com feiticeiros que conjuram seres de outro mundo através de sacrifícios. Parece uma ideia maluca? Parece, mas resulta! O livro tem os seus problemas, é a estreia do autor e tudo mais, por isso os pequenos problemas são perdoados. O primeiro de uma trilogia, que vou com certeza terminar.



E aqui estão os dez melhores livros que li durante 2013. Decidi não incluir BD, não porque não ache que seja um veículo para contar histórias tão potente quanto um livro, aliás algumas publicações que li neste ano tinham lugar no top com certeza, foi apenas para me facilitar a escolha. Como seria de esperar acabei por ler mais em inglês, mas foi quase 50/50.

Foi um bom ano de leituras, tenho que abater a lista de espera para começar a ler publicações que vão saindo. Mas falar é fácil, parece que o monte não acaba nunca, mas está diminuir.

A todos um Feliz 2014, e boas leituras!


3 comentários:

  1. Viva,

    Bem está visto que foi um ano repleto de boas leituras e fico com imensa vontade que os dois primeiros escritores sejam por cá publicados, embora acredite que Mark, não seja nada fácil conseguir-se, deve ser bem caro ;)

    O Exorcista tenho cá em casa (comprei por 3,5€ :D ) e aguarda vez, a ver se consigo em 2104, quanto ao Hobitt é sem duvida uma leitura fluida, muito diferente da trilogia do Senhor dos Anéis, mas menos complexa ;) A Hobb só poso dizer que melhora imenso na saga seguinte, alias o último livro desta saga (regresso do assassino) foi por mim considerado o melhor que li a nível da fantasia e ainda li umas coisa :D

    Quanto ao Banks penso que a SDE irá apostar no escritor para 2014, não sei se cá e no Brasil, se publicarem cá vou ler, seguramente ;)

    King como sabes não gosto mauito mas esta serie gostava imenso de ler, só não estou a ler já devido ao que a Berthand fez com a serie A Roda Do tempo de Robert Jordan, mas se for toda publicada, ai sim vou ler ;)

    Os restantes não li, mas fica a recomendação

    Abraço e desejo-te um excelente ano com saúde a claro com excelentes leituras :)

    ResponderEliminar
  2. Viva companheiro (se me é permitido),

    A verdade é que o Lawrence não deve ser publicado tão cedo não... na minha opinião o problema prende-se com a própria personagem principal. Houve muitas pessoas a pousar o livro nas primeiras 100pág pelo facto de a personagem ter níveis de ruindade bem acima da comum serie de fantasia. Continuo a pensar que essas pessoas perderam, Jorg é das personagens mais bem construídas que li, tiro completamente o meu chapéu a Lawrence.

    Brent Weeks tenho quase a certeza que, mais cedo ou mais tarde, vai ser publicado. Está a tornar-se num nome tão grande na fantasia actual que é impossível ignorar. Se pudesse traduzia-o eu só para poder partilhar a espetacularidade de Black Prism!!

    Quando leres Exorcista diz o que achaste ;)

    Espero mesmo que publiquem Banks, seria uma das grandes publicações do ano com certeza!! E pelo que tenho visto no teu blog tens andado aos poucos a render-te à FC ;)

    Obrigado e abraço! Um óptimo ano de leituras, saúde e tudo do melhor ;)

    ResponderEliminar
  3. Viva, claro que estás à vontade :)

    Vamos ver o que ai vem, pode haver surpresas e algum destes nomes ser por cá publicado ;)

    Ena depois de tanto KO do Martin, super curioso por saber mais do Jorg ;)

    Quanto à FC por acaso li umas coisas bem interressantes graças a Arogauta e à recomendação de muita malta, como o Mundo do Rio do Farmer, Dick, Jack Vance, Roger Zelazny, Ursula de Le Guin entre outros claro.

    Mas tenho muito ainda a conhecer ;)

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar