segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

De volta!

De volta depois de umas férias e uma visita rápida a Inglaterra, a verdade é que não tenho lido tanto quanto gostaria, e não foi por falta de tempo, mas estou a por a leitura em dia. Não ajudou muito ter lido um livro razoavelmente extenso (610 páginas) o qual terminei e em breve postarei a crítica, enquanto intercalava com um monstruoso livro de 1100 páginas. Por isso tive desculpa (ou não).

E para quem se está sempre a queixar que não recebe livros de presente, eis que com agradável surpresa na minha ida a terras Britânicas este belo exemplar me foi regalado.




Uma edição especial capa dura da Barnes & Noble do Dracula. Como se pode ver o livro é espectacular, e detém o título de livro mais bonito da minha colecção, destronando curiosamente outro exemplar do Dracula.



Uma edição especial da Harper Collins ilustrada, que também é bem catita. Clássico encontra o moderno. Outra curiosidade é que ainda não li o Dracula, falha que em breve espero colmatar. O que eleva o livro a um patamar superior, além da qualidade de todos os acabamentos, é o facto de no seu interior ( e não é isso que mais conta num livro?!) não ter apenas um romance, mas sim três! 

São eles:

  • Dracula (obviamente)
  • The Jewel of Seven Stars ( publicado em Portugal sob o nome A Jóia das Sete Estrelas )
  • The Lair of the White Worm (que penso não estar por cá publicado )
Como se não bastasse temos ainda uma dúzia de contos da autoria do criador do vampiro moderno. Não li ainda nenhum dos romances, mas devorei um conto diferente todas as noites da minha estadia em Inglaterra. Foram cinco contos fantásticos. O ambiente foi um factor determinante na experiência de leitura, à noite com uma tempestade a rugir lá fora, sozinho em casa numa terra estranha, os pequenos contos ganhavam outra dimensão.

Dos que mais me marcaram encontram-se "Judge's House" clássico conto de casa assombrada, este foi mesmo o meu favorito. "The Burial of the Rats" e "The Squaw" foram outros contos bastante agradáveis. Para quem conhece  Bram Stoker apenas através do seu clássico maior, fica aqui a dica para experimentarem a ficção curta de Stoker.

E obrigado à Sylvia que me presenteou o livro. Um dia não vamos ter espaço para tanto livro!


2 comentários:

  1. Viva,

    Antes demais espero que tenhas tido umas excelentes ferias e estas desculpado, pois realmente estás a ler dois tijolos lol

    Quanto ao Drácula li o ano passado, um livro muito bom sem duvida, mas que começa muito bem e termina com o personagem principal.....mal (a meu ver), mas depois de o leres comentamos melhor o que quero dizer.

    Fica então a sugestão, a ver se leio contos do Stoker ;)

    abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Nem me digas nada, o de 1100 pág. está a dar-me agua pela barba!

    Quando o ler publico a crítica e vamos discutir isso então ;)

    Aconselho, está nos moldes dos autores do inicio do séc XX, muita gente acha a escrita algo pesada mas eu até gosto para se ler de vez em quando.

    Abraço Fiacha

    ResponderEliminar