sábado, 15 de fevereiro de 2014

The Heroes

Depois destas férias voltei ao vício que é ler, e principalmente ler Fantasia que permanece o meu género literário favorito. E não podia ter voltado de melhor maneira, com The Heroes do grande Joe Abercrombie. Para que fique desde já anotado, Abercrombie é dos meus autores favoritos e ainda não me desiludiu em nenhum livro, e em The Heroes eleva o patamar em relação às suas publicações anteriores. Na First Law Trilogy mostrou ser uma das caras novas da Fantasia rompendo com muitas das ideias preconcebidas no género, no seu primeiro livro stand alone mas passado no mesmo universo Best Served Cold introduziu novas personagens, locais diferentes que apenas havíamos ouvido falar na trilogia inicial, e cimentou o seu lugar em definitivo como um dos mestres na chamada Dark Fantasy, uma fantasia onde fadas e magias arco-íris não tem lugar, em vez disso temos batalhas sangrentas, traições, agendas secretas e afins.

Se alguém achava que Abercrombie tinha dado o seu melhor ao produzir os seus 4 primeiros, e excelentes livros, desenganem-se! Porque The Heroes é até ao momento (e ainda não li Red Country o mais recente) o melhor livro do autor. Numa palavra? É fabuloso! Em várias? É fantasticamente fabuloso!

Em The Heroes temos uma história na veia de Abercrombie, inteligente, visceral, e assim de tudo o autor passa a sensação de que é real. Sentimos que estamos lá, vivemos as personagens, as suas dores e as suas alegrias, uma qualidade na escrita de Abercrombie que muito me agrada. Outra das suas grandes qualidades são os diálogos. É sem dúvida um dos melhores escritores de Fantasia nessa vertente, o que apenas aprofunda ainda mais o ponto anterior que os mundos e conversas dão a sensação de serem reais.

Abercrombie tem uma facilidade incrível em criar personagens que sentem, respiram e vivem nas páginas dos seus livros. Sempre que acompanhamos um ponto de vista de determinada personagem, sentimos que essa mesma personagem tem uma voz própria e única, completamente diferente de uma outra, como aliás qualquer pessoa de carne e osso.

Neste livro, e sem querer dar demasiado da história até porque apenas estão publicados dois livros em Portugal (espero que não tenham decidido parar! Podiam era sem dúvida ter as capas originais Britânicas muuuuito superiores) acompanhamos o ponto de vista de várias personagens na preparação de uma batalha iminente. Ora estando essas personagens de ambos os lados do conflito temos uma visão sobre a batalha privilegiada, e acompanhamos as suas decisões e consequências em primeira mão.



(Comparação das capas nas versões Portuguesa e Inglesa)

Um dos aspectos geniais do livro foi esta mecânica que Abercrombie utilizou para descrever algumas das batalhas. Acompanhamos um soldado da União à medida que carrega sobre as linhas dos defensores do Norte. Estamos dentro da sua cabeça. Quer fazer o que é certo, mas tem medo de morrer, medo de falhar. Uma lança trespassa-o. Olha para o portador da lança que o tombou e vê um soldado do Norte.

De repente o ponto de vista salta para o soldado do Norte que acabou de cravar uma lança no peito do inimigo. Parece algo tão simples, este jogo de saltar de ponto em ponto, mas a verdade é que é fantástico e resulta extremamente bem em cenas de batalhas, dando uma fluidez à acção que simplesmente não nos deixa pousar o livro. Houve alturas em que senti estar a ler os Irmãos de Armas (Band of Brothers grande mini serie sobre 2ª Grande Guerra) versão Fantasia, tal era a componente visual que me despertava o livro e o ritmo.

Muitas outras das facetas já reconhecidas do autor estão presentes, personagens com agendas próprias, descrições viscerais, e como não podia deixar de ser o humor negro de Abercrombie. Neste livro principalmente na personagem do Corporal Tunny, um veterano da União, que tem como lema extorquir dinheiro aos seus camaradas, e no que toca a lutar tudo que não envolva dados, muito pouco obrigado.

Outras personagens de livros anteriores fazem aparições, outras são várias vezes mencionadas, mas como disse falar delas ou demasiado sobre o enredo do livro seria estragar tanto as surpresas deste como dos livros anteriores. Espero que a minha pequena descrição das qualidades do autor chegue para aguçar o apetite. E esperemos que a publicação continue por cá, pois se Abercrombie não vende, pergunto-me o que venderá!

Boas leituras

4 comentários:

  1. Ora viva amigo Rui,

    Estou a acompanhar os livros que estão a ser publicados por cá, da coleção 1001 Mundos e simplesmente a adorar, já li a Lâmina e a Forca e o fecho da trilogia será já publicada em março pelo que finalmente vou ter que comprar um livro em 2014.

    Mais não necessito dizer, apenas que espero que a 1001 Mundos continue a publicar este escritor genial ;)

    Mas pelo que tenho visto, o que tem qualidade não vendo, tirando um ou outro escritor, mas vamos ver pois aqui o amigo corvo, só lê na língua tuga o que realmente limita muito as minhas leituras.

    Uma justa homenagem a este grande escritor, gostei ;)

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Viva amigo Fiacha

    E fazes tu muito bem que são livros mesmo bons, do melhor por cá publicado, e são boas notícias essas de continuarem a publicação. Espero que publiquem os restantes, Abercrombie é do melhor que por aí anda. Com sorte ainda temos a nova trilogia num universo novo a sair por cá daqui uns tempos também.

    Quando acabares tenho a certeza que vais ficar bastante satisfeito! Está com um catálogo bastante interessante a 1001 Mundos, gosto de estarem apostar nas novas vozes da fantasia como Abercrombie, Rothfuss e Peter V. Brett. Não tardam publicam Brent Weeks e fico rendido!!

    Abraço e boas leituras (já sei que vai ser Bradbury aprovadíssimo)

    ResponderEliminar
  3. Ois,

    Já tem capa e tudo, mas só sai mais lá para o final do mês de março ;)

    Por acaso esses escritores que mencionas são os que acompanho dessa Editora e o Abercrombie é o melhor, mas está a ficar interessante o do Brett.

    Curioso com esse escritor, vamos ver que Editora irá apostar nele :)

    E o Bradbury é sem duvida uma leitura agadável e que me está a surpreender, assim continue ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Então ainda tens tempo para atar as pontas soltas em outros livros e depois te dedicares a levar uns belos safanões de Abercrombie.

    Estou a gostar bastante da aposta deles, parece-me ser o caminho a seguir, novas vozes de qualidade que mais cedo ou mais tarde vão dar o salto para o grande público. Até porque a moda das series e filmes está aí cheia de força, com o sucesso de Guerra dos Tronos, mais adaptações irão surgir, e não me surpreendia nada ver uma série televisiva sobre a trilogia de Abercrombie. E penso que um filme está a caminho em relação a Peter V. Brett.

    Oh como era bom! Eu leio em Inglês mas quero mais pessoas para palrar sobre Weeks.

    Esse livro é magia amigo Fiacha!

    Abraço

    ResponderEliminar