terça-feira, 15 de outubro de 2013

Halloween is Coming


É verdade o Halloween está a chegar, e embora não com a mesma notoriedade que se observa nos EUA ou UK, há sempre algumas pessoas que aproveitam para fazer umas travessuras aqui e ali. Já eu vou tentando não fazer muitas ( e não faço,sou um santo eu) mas tento tornar o mês de Outubro o meu mês dedicado mais aos sustos e ao horror. Não sou nem de perto um perito na área, mas desde há uns anos para cá que vou tentando alargar o conhecimento neste ramo do Fantástico. E afinal, quem não gosta de um bom susto de quando em vez?!


Uma das formas a que me socorro para colmatar essa minha falta de conhecimento na hora de escolher um livro ou um filme são listas. Adoro listas. Final do ano é das minhas alturas favoritas, melhores filmes do ano, melhores livros, melhores álbuns, são um poço de conhecimento. E foi isso mesmo que o www.bookdepository.com fez este ano para esta quadra dos horrores.

Pediu aos seus utilizadores para votarem nos livros mais assustadores de sempre e o resultado foi este top 20.

Como todos os tops, não vai agradar a toda a gente, e muitos podem argumentar que determinado livro é mais assustador que outro, ou que não tem qualidade. Eu encaro estas listas não como um ranking de qual o melhor, mas sim como uma fonte de informação.


No topo da lista temos Stephen King, um dos autores mais conhecidos da lista (se não o mais conhecido, e com certeza o que mais vende) com um clássico "The Shining". Por muitos considerado o melhor livro do autor e o mais assustador. Nunca o li, vi apenas o filme homónimo de Kubrick . Aliás dos vinte livros li apenas "Salem's Lot" também de King, "Silence of the Lambs" de Thomas Harris e vários contos de Edgar Allan Poe e H.P. Lovecraft.

Um dado curioso prende-se com a inclusão de "1984" de George Orwell, que não sendo um livro propriamente de horror (andaria mais por campos do Sci-fi) muitos acharam que era suficientemente assustador para o incluir na lista. E a meu ver com razão, a ideia de ter um "Big Brother" (não o da TVI) onde todas as tuas acções são controladas não é confortável para ninguém, e é a prova que nem sempre são preciso monstros estranhos para assustar, por vezes os monstros mais familiares são os mais assustadores.


Da lista queria ver se conseguia neste meu mês dos horrores ler o "The Shining", e aproveitar que os tenho na estante e ler "Dracula" de Bram Stoker ou "1984" de Orwell.  

Neste mês de Outubro, se nunca leram um livro que vos fizesse arrepiar a pele, porque não pegar num exemplar da lista e experimentar um (Buh) susto!

Sem comentários:

Enviar um comentário