sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Horror ou Comédia?!

Aqui há dias, numa dessas noites aborrecidas em casa, eu e outro colega de casa decidimos ver um filmezinho para passar o tempo. Foi me dado o poder de escolha, e entre as centenas de filmes há disposição na altura foi escolhido Re-Animator.



Re-Animator (1985) é um filme de horror realizado por Stuart Gordon, e com Jeffrey Combs, Bruce Abbot, Barbara Crampton e David Gale nos papéis principais.

A cena de abertura arrancou à audiência (eu e o meu colega) um estrondoso "eh lá". O início do filme mostra-nos num horror nonsense, quase cómico, em que tom a narrativa se vai passar. Os efeitos, agora datados, da altura ajudam também à festa ( e ao charme do filme, efeitos práticos na minha opinião são superiores ao abuso do CGI de agora, mas isso é outra conversa). Em Re-Animator acompanhamos o percurso académico de um jovem médico, Herbert West (Jeffrey Combs) , quando chega à Miskatonic University vindo do Instituto de Medicina de Zurich na Suiça.

West aluga então um quarto com outro estudante da universidade, Dan Cain (Bruce Abbot), e transforma a cave no seu pequeno laboratório para prosseguir as suas experiências. Ora sem querer estragar muito da história - West quer provar que consegue trazer à vida, com um soro verde fluorescente desenvolvido por ele, seres finados e assim quebrar as barreiras da própria morte. Munido com a seringa cheia do seu soro cor radioactiva, vai re-animando corpos primeiro de animais e inevitavelmente mais tarde de humanos. Mas algo corre mal (claro está) pois os corpos quando são re-animados revertem a um estado de selvajaria e tentam passar à caçarola tudo o que mexe. Ao que West se desculpa dizendo que "não estava fresco suficiente".



À medida que o filme se desenrolava fomos transportados no carrossel de violência e do puro absurdo. West sempre no seu tom sério e macabro consegue arrancar gargalhadas como ninguém. A uma altura do filme decapita um médico rival e injecta o soro na cabeça e no corpo decapitado. Nunca o uso de uma cabeça falante foi tão cómico. Pérolas como a cabeça estar fechada num saco de viagem e inspirar profundamente quando abrem o saco dizendo "está muito melhor". Ou de ter que estar numa travessa de sangue para subsistir. Com o corpo a servir de mordomo da cabeça e levá-la para todo lado.

"Muito melhorrrrrrr"


No meio de tanta risada descontrolada chegamos ao confronto final, e que confronto esse! Desde cabeçadas à cais sodré a uma cabeça decapitada, a vísceras assassinas que saltam da cavidade abdominal para se enrolarem ao pescoço das vítimas e sufocá-las, à cena final que embora até certo ponto previsível não deixa de ser perturbadora.

Re-Animator  é dos melhores filmes de horror/comédia que já vi. O meu colega não tardou a classificá-lo como o pior filme que viu, mas sempre que nos lembramos de alguma cena eu vejo um brilho especial nos olhos dele, sei que nunca vai esquecer esta pequena pérola, e que no fundo gostou tanto do filme como eu. Até porque vou propor que este filme seja visionado todos os anos, numa noite aborrecida,  pelo meu grupo de amigos. Vai ser uma espécie de ritual. Se gostam de horror nonsense e querem dar uma boa gargalhada, este filme de culto é o indicado. Dizer também que é baseado num conto do grande H.P. Lovecraft, conto esse que ainda não li, mas vou tratar de preencher essa falha.

Fica aqui um pequeno trailer:




Sem comentários:

Enviar um comentário