domingo, 20 de outubro de 2013

Dresden Files

"Perdidos e Achados. Investigações Paranormais. Consultoria. Preços Razoáveis. Não faço Poções do Amor, Carteiras Sem Fundo, ou Outros Entretenimentos."



É assim que se apresenta Harry Dresden, o único detective privado feiticeiro em Chicago.

Jim Butcher traz ao mundo da Fantasia Urbana, que até está muito em voga nos dias que correm, uma personagem que cheira a novo (como dizem os americanos). Dresden Files, que se iniciam com "Storm Front" são o relato dos "casos" com que Harry Dresden se depara, narrados pelo próprio. Num ritmo sempre frenético Harry descreve as suas desventuras com o paranormal, sempre com um tom irónico, e humor negro que caracterizam a personagem.

Harry apesar da sua posição privilegiada no mercado dos detectives privados que dominam o oculto, não tem filas de clientes a bater à sua porta, e vai ganhando a vida com a parceria que mantém com o Departamento de Investigação Especial da polícia de Chicago, chefiados pela tenente Murphy. Dresden serve de consultor para os casos fora do normal, acabando por desenvolver uma amizade peculiar com Murphy.

Ajudado por uma caveira falante que serve de Enciclopédia do Oculto, munido dos seus artefactos mágicos, e não esquecer a sua gabardina negra, Harry Dresden luta contra feiticeiros negros, vampiras sexy donas de bordéis, lobisomens, e gangsters que dominam o sub-mundo do crime.

Recentemente acabei o segundo livro da serie, "Fool Moon" e não o tendo apreciado tanto como o primeiro, acabou por ser uma leitura agradável, rápida e cheia de acção, características que já associo aos livros de Jim Butcher. O humor é uma constante o que ajuda a tornar a leitura mais leve, mas podem se esperar momentos de tensão e mistério, pois Butcher é conhecido por atirar o feiticeiro em situações complicadas e sem solução à vista. São livros leves, que se podem ler despreocupadamente e no final ter um sentimento de satisfação, ficando o desejo de ler o próximo. O livro indicado quando queremos descontrair e fazer um intervalo de leituras mais "pesadas". 

Dresden Files é portanto uma leitura bastante agradável, e neste momento a única neste sub-género da fantasia urbana que me diz algo. Talvez The Iron Druid Chronicles de Kevin Hearne, tem recebido boas críticas, mas de momento não tenho tempo para mais que uma serie do género.

Harry Dresden foi também levado ao pequeno ecrã numa série telvisiva The Dresden Files, a qual nunca vi e teve apenas uma temporada.

Fica aqui também uma espécie de apelo às editoras nacionais, existe boa fantasia urbana, escusamos de ser bombardeados com fantasia sexual barata que acaba por rotular o sub-género injustamente. Tendo também como vantagem Butcher ser um escritor prolífico, contando já com 14 livros publicados na serie Dresden Files e 6 na sua série de fantasia Codex Alera.

Sem comentários:

Enviar um comentário