sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Compras de Natal

O Natal está aí à porta, aliás como já devem ter reparado quando se sai à rua. Já se vêem os enfeites de Natal, as músicas típicas da quadra, e o frio de Inverno aperta cada vez mais. É também a altura em que se celebra a família, e nos enchemos do espírito de partilha e oferecemos presentes aos que nos são mais queridos. Ora nessa mesma onda decidi fazer aqui um pequeno guia de compras para nós os geeks do Fantástico.

Mais não passa de uma lista de livros e afins que a mim me despertam interesse. Costumo ser fácil de agradar, já que nestas alturas perguntam-me "então o que queres?" e eu respondo sempre o mesmo "dá-me um livro". Tanto que acabo por já não receber livros de ninguém.

Pode ser que outros achem a lista interessante, e encontrem um presente, nem que seja para eles próprios!

O Silo de Hugh Howey, foi recentemente publicado em Portugal depois de grande sucesso lá fora, e mostra como os escritores que se auto-publicam podem ter sucesso. Num mundo distópico em que a superfície é um lugar devastado e tóxico,  uma comunidade vive num silo debaixo de terra sujeita a regras e disciplina. Mas há sempre aqueles que alimentam a vontade de sair para a superfície, mas essas pessoas são perigosas e infectam a mente dos restantes. A esses o castigo é simples. É lhes dado o que pedem, e são autorizados a sair.
Se é de um cheirinho pós-apocalíptico que estão à procura O Silo é a escolha.


 A Cúpula de Stephen King, recentemente adaptado com sucesso para a TV, foi agora publicado pela Bertrand que detém os direitos do autor em Portugal.
Numa tarde como tantas outras em Chester's Mill, uma enorme cúpula aparece rodeando toda a cidade. Ninguém consegue sair, ou entrar. O grupo de habitantes encurralados precisa de encontrar uma saída, pois o tempo pode estar acabar.
Trata-se do livro 1 com o livro 2 a sair brevemente.
King habituou-nos a grandes obras, e esta não deve fugir a isso.



Tigana de Guy Gavriel Kay, autor sobejamente conhecido no mundo da fantasia como o indivíduo que prova que grandes livros de fantasia não precisam de ser series infindáveis ou trilogia.
Numa nação oprimida por tiranos um povo tenta libertar-se do jugo opressor dos mesmos. Após anos de domínio, um pequeno grupo de sobreviventes liderados por um príncipe, luta para destronar os Reis que governam a península, e devolver um nome esquecido.
Kay nunca desilude, e Tigana é tido como um dos seus melhores livros. Se gostarem não se esqueçam de pegar no seu outro grande livro publicado em português pela Saída de Emergência Os Leões de Al-Rassan.

A Guerra Diurna de Peter V. Brett, a Saga do Homem Pintado continua neste terceiro volume da serie. Num mundo em que demónios se erguem todas as noites do núcleo, o povo oprimido aguarda a chegada do lendário Libertador, aquele que irá derrotar de vez a ameaça dos demónios.
Brett criou um universo fantástico, se não conhecem a serie peguem no primeiro volume O Homem Pintado que até está a um preço simpático, recomendo vivamente a serie.




O Pistoleiro - A Torre Negra livro 1 de Stephen King, mais um livro de King na lista, este já publicado algum tempo. Incluo aqui para que ninguém passe ao lado da obra mais ambiciosa do autor, e quanto mais gente ler mais certezas que a Bertrand publica a serie completa.
Roland de Gilead é o último dos pistoleiros que acompanhamos na sua missão, perseguir o homem de negro. Num "mundo que seguiu em frente" com um visual extraordinário, um misto de fantasia e horror, a Torre Negra é uma leitura obrigatória.



O Jogo Final de Orson Scott Card, recentemente adaptado para o cinema, é das maiores obras de sci-fi, e também das mais controversas devido à polémica que envolve o autor. Mas sou da opinião que a obra está dissociada das ideias e visões do autor, desde que essas não transpareçam no livro.
Ender, o protagonista, é uma criança génio recrutada para um programa militar que treina crianças num simulador, com vista a preparar a humanidade para a chegada de um exército alienígena que poderá aniquilar a humanidade. Ganhou os prémios Hugo e Nebula no ano que foi publicado.



Quando o Cuco Chama de Robert Galbraith, podiam passar por um expositor deste livro e talvez não despertasse o interesse. Agora se nesse mesmo expositor estivesse o seguinte aviso: "Pseudónimo de J.K. Rowling" talvez as coisas mudassem drasticamente.
Um policial com Londres em pano de fundo, e que ao que tudo indica, com a qualidade a que a autora de Harry Potter nos habituou.





Se procuram umas opções mais em conta, estão disponíveis alguns packs interessantes:

Pack o Melhor da Fantasia- Contém "Os Leões de Al-Rassan" ; "As Mentiras de Locke Lamora" ; "Nação" ; "O Prestígio"

Pack Guerra dos Tronos 

Bem como alguns livros da colecção 1001 Mundos ao preço da chuva:

Ar- Geoff Ryman; Vencedor dos prémios Arthur C. Clark e British Science Fiction Award.

O Exorcista- William Peter Blatty; Crítica no blog, livro fantástico.

A Guerra é Para Velhos- John Scalzi; Nomeado para o Hugo.

Brasil- Ian McDonald; Nomeado para o Hugo e Nebula, vencedor do British Science Fiction Award.

Onde os Últimos Pássaros Cantam- Kate Wilhelm; Vencedor do Hugo.

Outra recomendação em conta agora que se encontra em promoção na Fnac é o Kobo Mini. É verdade que não é um Kindle, e que um e-reader não substitui um livro, mas pode complementar. Há bem pouco tempo teria me dado bastante jeito, quando se vai viajar não se pode levar todos os livros que queremos na mala. Com um e-reader podemos. De aproveitar que está apenas a 40e.

Termino com algumas sugestões para quem tem facilidade em ler Inglês e compra livros lá fora:

Ocean at the End of the Lane- Neil Gaiman Novo livro de Gaiman, um autor sempre acompanhar.

NOS4A2- Joe Hill Quem sai aos seus não degenera, e o filho do grande Stephen King prova que os genes foram bem herdados.

The Republic of Thieves- Scott Lynch Finalmente o terceiro volume de Gentelmen Bastard, enquanto se aguarda que por cá se publique o segundo volume, quem pode tem aqui mais uma dose de Lamora.

Leviathan Wakes- James S.A. Corey O primeiro livro da serie Expanse, uma space opera que saiu das mentes de Daniel Abraham e Ty Franck.

Black Prism- Brent Weeks O melhor livro de fantasia que li este ano provavelmente. O segundo volume já saiu, e o terceiro está muito próximo.

Saga- Brian K. Vaughan O graphic novel multi condecorado de um dos criadores da adaptação de Under The Dome ( A Cúpula) para a TV.

Locke and Key- Joe Hill Arte de Gabriel Rodriguez e a imaginação de Joe Hill trazem um graphic novel cheio de suspense.

A lista já vai longa, espero que encontrem algo do vosso agrado. Um abraço e boas leituras natalícias.


2 comentários:

  1. Olá Rui,

    Olha que bela ideia, por acaso não me posso queixar no que a oferta de livros diz respeito, continua a tentar :)

    Bem o pack que referes está excelente sem a menor duvida (Leões / Lamora/Nação e Prestigio), quanto aos livros já li vários, os do Guy Gavriel Kay e são muito bons, King não atino mas gostava de tentar O pistoleiro uma saga que segundo dizem é muito boa. Peter V. Breet tenho para ler, a seguir ao Brasil que estou a ler neste momento, depois sigo para o David Liss (Romance Histórico) e conto ler esse ;)


    O Jogo Final, penso ser um livro muito bom mesmo, quem sabe se não peço ao pai natal )

    Boa mensagem sem duvida com excelentes sugestões ;)

    Abraço !

    ResponderEliminar
  2. Viva Fiacha,

    Ah mas tens que atinar com o King, o homem é um mestre! Tenho pena do The Stand não ser publicado em Portugal é o melhor livro dele, e O Pistoleiro também é bastante bom.

    Brett faz parte daquela nova onda de autores de fantasia como Rothfuss, Abercrombie, ou Mark Lawrence, que são novos autores com qualidade. Brasil está na estante à espera.

    O Jogo FInal queria ler antes de ver o filme, mas isto são tantos livros já não o devo apanhar no cinema.

    Obrigado Fiacha, abraço

    ResponderEliminar