terça-feira, 19 de novembro de 2013

The Conjuring

Para fechar o mês de Outubro mais dedicado aos horrores (acabei por não fazer tanto quanto queria mas o tempo não permitiu para mais), nada melhor que na noite de Halloween ver um filme que se enquadra no espírito, ou neste caso espíritos. E foi mesmo isso que fiz no passado dia 31 de Outubro.

The Conjuring foi uma das sensações de bilheteiras deste ano ( na semana de abertura as receitas duplicavam o budget ). Um filme com baixos custos de produção que apanhou tudo e todos de surpresa, o que acaba por não ser assim tão surpreendente pois se as coisas forem feitas com qualidade e levadas a sério, os resultados reflectem-se. Cada vez mais estes filmes indie ou com orçamentos mais reduzidos fazem ver aos grandes blockbusters de Hollywood.


Mas voltando a The Conjuring. O filme abre com um dos casos da dupla de investigadores paranormais, Lorraine Warren e Ed Warren, esposa e marido. Três jovens participaram numa sessão de espiritismo e acabam por dar permissão a um demónio para entrar numa boneca. É apenas uma breve introdução à dupla de investigadores, mas algo no meu ADN me faz ter um terror absurdo de bonecas de porcelana possuídas por entidades demoníacas.


Saltamos depois para uma cena em que uma família numerosa chega à sua nova casa, em estilo típico colonial americano, à beira de um lago com uma grande árvore despida a dominar a entrada da propriedade. À medida que os dias vão passando, pequenos acontecimentos deixam transparecer que algo fora do normal se passa, relógios param exactamente à mesma hora, ruídos e odores estranhos, a morte misteriosa do animal de estimação, tudo são pequenos indícios que vão aumentado a tensão ao espectador.

Esta primeira parte do filme, mais calma, serve para nos acostumar aos personagens e para os desenvolver, trabalho que está exemplarmente executado, tanto pelo argumento como pelos actores. É certo que nenhum irá ganhar um Óscar com a performance, mas desempenham o papel de forma bastante convincente.

Já na segunda parte, o ritmo aumenta e somos mergulhados no pesadelo que esta família enfrenta todos os dias que passam na casa. Gostei bastante do filme, e embora os sustos estejam presentes, o que mais se destaca é a sensação de opressão que a família enfrenta todas as noites, o medo do desconhecido ( pois que outro medo é maior que esse medo primordial ), e principalmente pelo facto de toda a história ter sido baseada em factos reais. O horror que esta família atravessou faz parte do arquivo de casos que os Warrens resolveram.

Se é verdade, ou se não passa de um embuste, não me cabe a mim decidir. Apenas posso dizer que se trata de um bom filme de horror para fechar este meu mês dos horrores, e que recomendo. No meio de tantas produções com valores estratosféricos que cheiram a mofo, The Conjuring é uma boa lufada de ar fresco.
O meu conselho? Sentem-se na sala, apaguem as luzes, e apanhem um susto.

6 comentários:

  1. Ois Rui viva,

    Não faz muito o meu género, mas parece interessante sem duvida :)

    Andaste numa de horror este mês é isso ?

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Fiacha,

      Sim andei na onda do horror este mês de Outubro, como era o halloween decidi entrar na temática :)

      Acabei por não fazer tudo o que queria porque não tive tempo, queria ter lido o Drácula ilustrado que ali tenho que deve ser o livro mais bonito em que já pus as mãos, mas paciência fica para uma próxima.

      Abraço

      Eliminar
    2. Ois Rui,

      O Drácula começa muito bem, falo do personagem, mas no final do livro nem teve direito a defender-se, foi pena. Claro que não quer dizer que não tenha sido interessante, pelo contrario , mas depois daquele começo esperava mais ;)

      Abraço e para terror já chega o que se passa no nosso pais, muda mas é de leitura :D

      O que se segue em novembro ?

      abraço

      Eliminar
    3. Viva Fiacha,

      É curioso que muitas vezes me acontece o mesmo com os clássicos, não sei se é de ir com as expectativas em alta. Mas o Drácula vou ler mesmo e veremos depois.

      Sim sim isso é bem verdade! Não vai haver mais horror durante uns tempos ;)

      Como estou a ler um romance histórico, e é um género que gosto e não tenho lido tanto como queria (raio da fantasia leva-me o tempo todo) estava pensar ler alguns livros e ver alguns filmes no tema.
      Se tiveres alguma recomendação obrigatória :)

      E vou fazer um pequeno guia de compras de natal para a malta aficionada do fantástico.

      Abraço

      Eliminar
    4. Viva Rui,

      Ui a SDE publica muitos e bons, olha até tens o Sonho Febril do George Martin que é muito bom.

      Vou sugerir-te então O Terror do Dan Simmons, muito bom, Leões de Al Rassan do Guy Gavriel Kay, serie Asteca do Gary Gimmings, a trilogia dos senhores da Guerra do Bernard Cornewell, Ken Follet e claro a minha escritora favorita com a serie 1 Homem de Roma da Colleen McCullough, o melhor que li até hoje.

      Por acaso estou a pensar ler o Davis Liss em breve e penso que fazes muito bem ir para este género :)

      Abraço

      Eliminar
  2. Ah mas eu até leio romance histórico, não tenho é lido tanto como queria. Dos que recomendaste da SdE li todos menos a serie Asteca e o Bernard Cornwell que tinha aqui na lista por acaso para ler, que li uma crítica e pareceu fazer o meu género. Ken Follet tenho os pilares na estante à espera que lhes pegue, como o meu pai é leitor ávido dele tem praticamente todos os livros publicados em português.

    Ficou foi notada a Colleen McCullough também, não conheço nada da senhora. Já tenho aqui uma lista jeitosa! Tantos livros tão pouco tempo!

    Abraço

    ResponderEliminar